segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Exposição "Janela para o céu"


Em busca de romper os limites físicos do confinamento em um pátio de apartamento, procurando um olhar que se expandisse para o espaço aberto, cheguei a uma série de fotografias que dirigem o olhar para o alto, em direção ao céu. Estas fotografias apresentam, em função da direção da mira e da arquitetura circundante, uma perspectiva acentuada e uma profundidade que conduzem o olhar vertiginosamente para dentro da imagem. O projeto Janela para o céu tira partido desta perspectiva e da sensação de vertigem para criar um paradoxo em um jogo que confronta o que a imagem evoca como representação e o que pode provocar como sensação para o olhar do visitante.

Procurando por uma maneira de apresentar uma das imagens deste ensaio, sem que esta se configurasse apenas como mais uma fotografia colocada na parede e simplesmente dada ao olhar, cheguei a um projeto de instalação que faz uso da fotografia. A situação criada pela instalação procura expressar o desejo de provocar o lugar da imagem e a sua relação com o espaço da galeria, de convidar a outra forma de se olhar e se relacionar com uma fotografia.

O projeto, selecionado pelo edital da Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre para exibição no Paço Municipal da Prefeitura, tem abertura no dia 14 de agosto de 2009, às 19h. A visitação acontece até 12 de setembro.


Ficha Técnica

Fotografia e concepção: Luciano Laner
Projeto museográfico: Letícia Castilhos Coelho
Projeto luminotécnico: Mirco Zanini
Montagem: Bruno Teixeira e Roger Kichalowsky
Produção: Babilônica Arte e Cultura

3 comentários:

O Maltrapa disse...

Prezado Montanha,

O convite está muito bem feito, seja pela ótima escolha na apresentação da foto - com uma perspectiva que, efetivamente, leva o espectador a uma outra dimensão -, seja pelo texto, que conduz ao mesmo fim... Parabéns!

Grande abraço,

O Maltrapa

Ps: se estivesse em POA, certamente daria uma apreciada na obra.

Luciano Laner (Montanha) disse...

Grande João!
Logo nos veremos por aí. Um abraço!

Anônimo disse...

Isso aí garoto, parabéns pelas indicações, teu trabalho e dedicação merecem.
Abraços
Diogo